Editora Stilo

Entrar

Palatabilizantes – Imprescindíveis nas dietas dos pets

Com o objetivo de tornar os alimentos mais atraentes, garantindo que os pets consumam a quantidade adequada de nutrientes, os palatabilizantes ganham protagonismo. Esses aditivos adicionados aos alimentos melhoram o sabor, o aroma e a textura de rações e petiscos. Eles podem ser compostos de fontes naturais ou sintéticas. No entanto, há um viés para os produtos que utilizam ingredientes naturais, atendendo a tendência por alimentos clean label, ou seja, com rótulos mais transparentes e naturais. O que era exclusivo na alimentação humana, chegou há algum tempo na nutrição animal.

Palatabilizantes - Imprescindíveis nas dietas dos pets

A zootecnista e Coordenadora de Produtos na Symrise Pet Food, Eliane G. Gatto, confirma essa tendência ao contar que a companhia vem trabalhando no desenvolvimento de palatabilizantes cada vez mais sustentáveis. Comprometida em combater as mudanças climáticas e impactos ambientais, a Symrise Pet Food criou uma ferramenta exclusiva e inovadora para o desenvolvimento de seus palatabilizantes: a Matriz Eco-Design. Essa ferramenta permite avaliar e melhorar o impacto ambiental de seus produtos por todo o ciclo de vida – do fornecimento à entrega ao consumidor, priorizando o lançamento de novas soluções que apresentam menor score ambiental. A partir do score da Matriz de Eco-Design é possível comparar produtos, entender de onde vem os principais impactos, simular os melhores protótipos em desenvolvimento e, com isso ofertar um portfólio cada vez mais adequado às demandas de um mercado exigente e consciente. “Temos um mix completo de soluções em palatabilizantes, sejam eles líquidos ou em pós, produzidos a partir de diferentes matérias-primas e suas combinações. Hoje, disponibilizamos produtos à base de frango, suíno, peixe e as versões mix. Além das diferentes opções de origem animal, as quais atendem as mais diversas rotulagens de pet food, temos também com antioxidantes naturais e sintéticos. Os palatabilizantes com antioxidante natural são produzidos com a linha Videka à base de tocoferol e extrato de alecrim”, cita Eliane.

O Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento (PAL/PRO) da Kemin Nutrisurance América do Sul, Marcos Levek, observa que os fabricantes de palatabilizantes vêm encarando um cenário em que a busca por alta performance e relação custo-benefício se mantêm como aspectos importantes, pressionados por fatores externos que impactam na disponibilidade de matérias-primas de fonte animal e na necessidade de se estabelecer uma cadeia de produção ecologicamente sustentável.

Marcos também avalia a atual tendência neste mercado e constata que está em aliar performance diferenciada ao uso de soluções naturais para que resulte em uma alimentação mais saudável para os pets, mesmo que isso represente um custo mais elevado, ainda que a procura pelo melhor custo-benefício esteja sempre presente entre os consumidores. A Kemin Nutrisurance oferece um amplo portfólio de palatabilizantes líquidos e secos para cães e gatos, com níveis de performance que vão de Standard a Super Premium, para aplicação em alimentos secos e úmidos. “Contamos com soluções que auxiliam na manutenção da estabilidade e qualidade de matérias-primas em todas as etapas do processo da cadeia produtiva do alimento. Isso alinhado ao conhecimento em formulação, às características do alimento e às necessidades fisiológicas/nutricionais dos animais proporcionam a máxima entrega de performance do palatabilizante escolhido”, completa Marcos.

Neste ano, a Kemin Nutrisurance realizou a sua segunda etapa de expansão na América do Sul, inaugurando o primeiro Centro de Inovações e o segundo Spray Dryer na região. O Centro de Inovações marca o início da nova plataforma de serviços de Pesquisa e Exploração, estreitando os laços com os clientes durante o desenvolvimento de produtos e soluções específicas, enquanto o novo Spray Dryer permite que tenham capacidade produtiva instalada para atender as demandas de volume em palatabilizantes secos e proteínas hidrolisadas.

A especificidade nas soluções de palatabilizantes para atender os diferentes tipos e categorias de alimentos é destacada pelo Gerente de Vendas LATAM da AFB International, Guilherme Marra, que ainda declara que o palatabilizante tem sido cada vez mais reconhecido como um dos mais importantes ingredientes na composição da alimentação animal. A empresa, que disponibiliza o aditivo na forma líquida e em pó, para cães e para gatos oferece formulações variadas com base em diferentes tipos de proteínas, processos distintos e componentes diversos, atendendo a vários perfis de clientes e demandas.

NOVIDADES

A Symrise Pet Food acaba de lançar seu novo palatabilizante em pó Super Premium para gatos. Desenvolvido sob medida para atuar nos drivers de palatabilidade específicos para felinos como odor, somestesia e sabor. “Foram identificadas sinergias de ingredientes e tecnologias a fim de elevar a palatabilidade para os gatos, alcançando um outro patamar de performance com os produtos da linha C’SENS POWDER.  A nova fábrica de Chapecó (SC) conta com uma tecnologia diferenciada de secagem que permitiu uma nova linha de produtos que são superatrativos aos gatos impulsionando seu consumo de alimento completo”, ressalta a zootecnista Eliane.

Os lançamentos da Kemin contemplam palatabilizantes que utilizam matérias-primas de base vegetal e peixe. Neste ano, a empresa também trouxe para o mercado uma nova linha de palatabilizantes Super Premium na versão líquida, Palasurance® Z Series, com aplicação específica em alimentos secos para animais de porte médio e pequeno. “Também realizamos a transferência de tecnologia de palatabilizantes aplicados a alimentos úmidos para a América do Sul, acompanhando as tendências dos mercados europeu e norte-americano”, explica o executivo, Marcos.

Quem também está sempre com novas soluções em palatabilizantes é a companhia AFB International. “Em nosso departamento de P&D temos um intercâmbio direto com as fábricas dos Estados Unidos e Europa, trazendo frequentemente ao Brasil as inovações em produtos”, conta Carolina Junqueira, Cientista de desenvolvimento de Produto da AFB International.

COMPROVANDO A EFICIÊNCIA DAS SOLUÇÕES

A Symrise Pet Food tem, no Brasil, um centro especializado em mensurar a palatabilidade, o Panelis. Nele, os clientes podem obter insights sobre os comportamentos alimentares de cães e gatos, suas preferências sensoriais e sua satisfação a partir dos produtos predefinidos por meio de painéis especialistas de cães e gatos de diferentes raças, portes e idades. “Tal variabilidade dos painéis permite mensurações confiáveis da aceitação do alimento industrializado, possibilitando a tomada de decisão com base em dados e, garantindo o bom desempenho da ração quando colocada no mercado”, explica a Coordenadora de Produtos na Symrise Pet Food, Eliane.

A AFB International além de avaliar periodicamente a performance dos seus palatabilizantes e o comportamento dos animais em centros de palatabilidade dos EUA, da Europa e em canil parceiro no Brasil, também tem uma equipe na matriz norte-americana que é responsável por realizar trabalhos exclusivos de comportamento dos animais, sempre com o objetivo de avaliar a eficiência da solução de palatabilizante. “Estamos investindo na criação de um laboratório de pesquisa local e em testes de palatabilidade com canil parceiro. Além disso, estamos realizando importantes investimentos em um novo time de vendas para a região LATAM, em uma nova equipe de Marketing e infraestrutura”, anuncia o Gerente, Guilherme.

Em seu novo Centro de Inovações, que permite a aplicação dos palatabilizantes no alimento final para testes de palatabilidade, a Kemin conta também com canil e gatil terceirizados para efetuar as avaliações. “Utilizamos metodologias de referência para avaliação da palatabilidade, garantindo a imparcialidade na avaliação de resultados, mensurando parâmetros como “razão de ingestão” e “primeira escolha dos alimentos”. Esses são alguns dos serviços oferecidos aos clientes dentro a plataforma de Pesquisa e Exploração”, cita o Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento, Marcos.

ALÉM DA PALATABILIDADE

A boa aceitação do alimento industrializado pelos pets depende de diversos fatores, não se restringindo ao palatabilizante. Deve-se, por exemplo, considerar a composição básica do produto, a qualidade dos ingredientes, o tipo de processamento, entre outros fatores. Quando se trata do palatabilizante, além da qualidade dos kibbles, a executiva da Symrise Pet Food lembra que é preciso fazer outras considerações, a começar pelo correto armazenamento do aditivo, seguindo as recomendações do fabricante. Também é importante garantir um recobrimento homogêneo para que o palatabilizante esteja acessível ao nariz e à língua dos pets. Outro ponto destacado está relacionado a seguir a sequência de aplicação do produto: sendo gordura, depois o palatabilizante líquido e, por último, a versão dele em pó. Também é preciso respeitar o tempo correto de aplicação para que o aditivo possa aderir ao kibble de forma homogênea. É fundamental dosar o produto escolhido de acordo com a recomendação do fabricante para a performance almejada e o tipo de equipamento de aplicação e, por fim, recomenda-se um perfeito envase do alimento acabado para que ele mantenha suas características de frescor por mais tempo possível, de acordo com o prazo de validade indicado pelo fabricante.


NA CARONA DO DESEMPENHO DO MERCADO PET FOOD

O desempenho da indústria de palatabilizantes caminha lado a lado com o do mercado pet food, que apresentou crescimento na ordem de 13% em faturamento entre 2022 e 2023, segundo a ABINPET – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. “As expectativas de crescimento são positivas e pautadas no crescimento da população pet, principalmente de gatos e na maior preocupação dos tutores com a correta nutrição de seus ‘filhos peludos’, alcançada por meio do fornecimento dos alimentos industrializado”, avalia a Coordenadora de Produtos na Symrise Pet Food, Eliane.

Por Lia Freire.

ARTIGO EXCLUSIVO DA REVISTA PET FOO BRASIL.
PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL E/OU PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO DA EDITORA STILO.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter​

Assinando nossa newsletter você fica sempre atualizado com as novidades do setor.

    Se você não receber a confirmação na sua caixa de entrada, verificar a caixa de SPAM.

    ×

    Olá, como posso te ajudar ?
    Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp

    × Como posso te ajudar?