Editora Stilo

Entrar

Palatabilizantes – A demanda por soluções exclusivas e personalizadas

Palatabilizantes sob medida – O mercado de nutrição animal impõe cada vez mais desafios, não só pelo seu impressionante crescimento, como também, pelas novas exigências, especialmente dos tutores, que buscam para os seus animais de estimação uma alimentação saudável, completa e atraente.

O Diretor LATAM da AFB International, Marcelo Beraldo Costa, afirma que apesar do crescimento, o mercado pet food também tem sido um desafio ao longo dos últimos dois anos. Uma das atenções da indústria de alimentos para animais de estimação está voltada para a garantia de fornecimento. “Os desafios provenientes dos problemas globais da cadeia de suprimentos e escassez de materiais tornam nossa indústria mais forte e melhoram nossa resiliência, mas acreditamos que também causaram uma parada temporária na inovação de alimentos pet food. Felizmente, a indústria está saindo dela agora e mais forte do que nunca para continuar a transformação desse cenário”, analisa Marcelo.

O executivo também não deixa de mencionar o foco na saúde e bem-estar que os tutores buscam por meio da alimentação que será oferecida aos seus pets. “Há um desejo por ingredientes mais naturais. Isso provavelmente soa familiar às tendências alimentares humanas e não é coincidência. As demandas humanas, muitas vezes, migram para a nutrição animal. Como fornecedores de ingredientes é parte da nossa responsabilidade garantir que os animais de estimação desfrutem do sabor de suas refeições, como também, respeitamos as tendências que os clientes reivindicam nas dietas dos seus pets”, esclarece.

A AFB International trabalha a inovação sob dois aspectos: atender as necessidades de palatabilidade dos clientes e respeitar a filosofia de cada marca. À medida que o mercado de alimentos para animais de estimação cresce e muda, a AFB inova para atender as exigências das empresas de pet food. “Escutamos o que os nossos clientes precisam para que possamos entender as suas necessidades, sistemas de fabricação e metas de desempenho. Sendo assim, conseguimos entregar um palatabilizante que resolva as necessidades específicas. Mas, para nós não basta encontrar uma solução que atenda a todas as demandas do cliente, também trabalhamos para que tudo corra como o planejado, neste sentido, nós checamos se o produto chegou no prazo e na forma desejada; como foi a qualidade do revestimento; se efetivamente os pets gostaram e se a solução colaborou para que a empresa atingisse os seus objetivos de marca. Somente quando todas essas questões foram positivas e atingiram os objetivos é que consideramos que a entrega e o atendimento foram bem-sucedidos”, afirma Marcelo.

Palatabilizantes - A demanda por soluções exclusivas e personalizadas
“Trabalhamos a inovação sob dois aspectos: atender as necessidades de palatabilidade dos clientes e respeitar a filosofia de cada marca”, Marcelo B. Costa, da AFB International.

Sobre esse trabalho de “colaboração” com o cliente, o Diretor da AFB International esclarece que juntos, executam e analisam os testes de palatabilidade durante o processo de desenvolvimento do produto. “Isso significa que desenvolvemos palatabilizantes personalizados, específicos para cada necessidade. Nós podemos enviar profissionais técnicos capacitados ao local para a primeira produção com um produto AFB e desta maneira é possível monitorarmos o desempenho de palatabilidade “fora da prateleira” em comparação ao benchmark após o lançamento. Compartilhamos e discutimos as tendências futuras do mercado de alimentos para animais de estimação com as equipes de marca e P&D dos clientes e planejamos a sua próxima atualização com base nas tendências, tendo o novo palatabilizante validado e pronto para ser usado. O sucesso da AFB começa e termina com o sucesso do cliente”.

FORNECEDORES REALIZAM INVESTIMENTOS PARA PRODUZIR MAIS E CADA VEZ MELHOR

Desde que a Kemin Nutrisurance entrou no mercado de Palatabilizantes teve início uma nova jornada de importantes investimentos que se tornaram ainda mais imprescindíveis quando se observa a crescente demanda por palatabilizantes. Além do crescimento orgânico da indústria de alimentos para pet, baseado em aumento da população e a premiunização e humanização dos animais de companhia, grande parte deste crescimento está baseado na diversidade e inovação de produtos e os palatabilizantes estão associados a este movimento.

A planta situada em Vargeão (SC) segue em expansão e ganhos de produtividade. Em 2019, foi aprovado o orçamento que superou os R$100M programados para serem aplicados gradativamente até o ano de 2024 e dedicados as várias áreas de produção. Estes investimentos, de acordo com a empresa, tornarão a planta uma das unidades de maior capacidade do País, como também possibilitarão mais segurança, melhor produtividade, inovação, melhorias para o meio ambiente e eficiência.

Nos primeiros meses de 2022 foram instaladas novas linhas de moagem e reatores, aumentando a capacidade atual de produção dos palatabilizantes líquidos. Além disso, novos sistemas de automação de misturadores até empacotadeiras começaram a operar e a previsão é que tudo esteja 100% instalado e em funcionamento em janeiro de 2023, melhorando a eficiência produtiva. Destaque também para o novo spray dryer que aumentará a capacidade de produção dos palatabilizantes em pó em 8 vezes, a partir de 2023. Houve também melhorias nas técnicas utilizadas para o tratamento de efluentes que elevarão a unidade produtiva aos níveis mais altos de sustentabilidade. Outro destaque está voltado para a inovação e começou agora em 2022. Trata-se do Innovation Center da Kemin que possibilitará aos clientes o codesenvolvimento de soluções customizadas e de acordo com as tendências e demandas do mercado. É uma parceria entre Kemin, clientes e universidades que trará para a indústria uma nova visão sobre a área dos palatabilizantes. “A indústria busca produtos customizados para se diferenciar, por isso, investimos e acreditamos no codesenvolvimento de soluções com nossos clientes. O interesse pelo desenvolvimento de novos produtos, cada vez mais exclusivos e de melhor performance, só irá aumentar, fazendo com que a área de palatabilizantes continue em crescimento”, prevê o Gerente Geral da Kemin Pet Food & Rendering América do Sul, V.Lucatelli.

Palatabilizantes - A demanda por soluções exclusivas e personalizadas“A indústria busca produtos customizados, por isso, investimos e acreditamos no codesenvolvimento de soluções com nossos clientes”, V.Lucatelli, da Kemin.

Em relação às novas tendências do mercado de palatabilizantes, V.Lucatelli, afirma que o crescente desafio pela oferta e disponibilidade de matérias-primas se torna cada vez mais presente e para garantir o fornecimento da indústria de alimentos para pets, a Kemin busca constantemente alternativas e novos processos. “Hoje, já somos capazes de fornecer soluções em palatabilidade de acordo com os diferentes movimentos de oferta e demanda do mercado global, e isso se tornará uma capacidade indispensável daqui para frente. Novas fontes de proteínas e de outros ingredientes irão surgir como alternativas às atuais e, a Kemin já está preparada para atender o mercado de maneira segura. Outra tendência que podemos apontar é dos novos formatos de alimentos e ingredientes funcionais. Mais uma vez, inovamos oferecendo soluções em palatabilidade para alimentos úmidos e uma linha de ingredientes funcionais que agregam valor aos alimentos em novos formatos”.

De acordo com o Gerente Geral, por contar com uma estrutura de P&D local, focada nas características do mercado brasileiro e da América Latina, a Kemin tem a possibilidade de atender as necessidades do mercado de uma forma rápida e dinâmica. “Nosso time conta com pessoas totalmente focadas no desenvolvimento de novas matérias-primas, novas fórmulas e novos processos e que estão constantemente trabalhando para oferecer não só a palatabilidade por si só, mas um portfólio que atenda a qualquer demanda, garantindo a alta qualidade dos nossos produtos. Novos formatos de alimentos para pets já estão em vasto crescimento nos EUA e Europa, demandando novas soluções em palatabilidade. A Kemin já oferece, por exemplo, soluções inovadoras para alimentos úmidos e mantém no radar as novas tendências. Ainda este ano, teremos lançamentos em uma nova linha de produtos focada em alimentos naturais”, adianta V.Lucatelli, que acrescenta: “trabalhamos ombro a ombro com os clientes no acompanhamento de resultados de performance, desenvolvimento de novos produtos, atualização de tendências de mercado e outros serviços que possam garantir a continuidade de negócios saudáveis e consistentes”, afirma.

Quem também realizou um expressivo investimento em sua unidade de palatabilizantes na América Latina foi a Symrise Pet Food. O novo parque fabril no estado de Santa Catarina contemplará uma atividade completa para a produção de palatabilizantes nas versões líquida e pó, implementação de novas tecnologias que permitirão diferenciação em performance para os produtores de alimentos, além de seguir os padrões internacionais de qualidade e food safety, atendendo as normas internacionais. A nova unidade mais que dobra a capacidade produtiva da Symrise Pet Food, no Brasil, e, segundo a empresa, se consolida como a maior capacidade instalada da América Latina. O projeto está na fase final de homologação pelas entidades regulatórias brasileiras e, em breve, disponibilizará seu portifólio ao mercado, suportando os produtores de alimentos completos.

Palatabilizantes - A demanda por soluções exclusivas e personalizadas“A variedade na combinação das matérias-primas e ingredientes dos nossos palatabilizantes permite atender diferentes demandas da indústria pet food”, Fernando Putrino, da Symrise Pet Food.

Fernando Putrino, Gerente Geral Brasil da Symrise Pet Food explica que a nova fábrica em Chapecó será uma unidade pork free, ou seja, não utilizará matéria-prima de origem suína e trará novas tecnologias para a produção de palatabilizantes. “Essas características da nova planta trarão ao mercado um portfólio diferenciado de Palatabilizantes alinhado com as demandas e permitindo maior abrangência de exportação, facilitando o processo para quem exporta”.

Para suportar os seus clientes em diferentes áreas, a Symrise Pet Food possui um time multifuncional, composto por profissionais de P&D que entendem a função do palatabilizante no pet food e suas interações, oferecendo o suporte técnico necessário no desenvolvimento de produtos; há também o serviço do Panelis que é o centro de mensuração da palatabilidade da Symrise Pet Food, que detém as mais acuradas metodologias para medição de performance do pet food e que são essenciais para o processo de desenvolvimento de novos produtos ou para posicionamento de produtos já existentes no mercado. Outro destaque é o suporte nos processos produtivos por meio do Aplicalis. “Conhecemos não só de palatabilizantes, mas também do processo produtivo do pet food o que nos permite auxiliar nossos clientes na obtenção da melhor performance de seus produtos no mercado”, esclarece o Gerente Geral Brasil da Symrise Pet Food, que cita ainda o apoio do Marketing por meio de análises de números e tendências do mercado de pet food.

O atual portfólio da Symrise Pet Food contempla palatabilizantes nas versões líquida e em pó, para aplicação em alimentos secos, úmidos, petiscos e suplementos alimentares. “A grande variação na combinação das matérias-primas e ingredientes dos nossos palatabilizantes permite atender as mais diversas demandas da indústria pet food. Estamos focados no desenvolvimento de produtos cada vez mais sustentáveis, buscando novas alternativas em matérias-primas e ingredientes que possibilitem atender o crescimento do mercado. Temos observado uma tendência forte e duradoura dos produtos naturais no setor pet food. Para cobrir essa demanda nossa equipe de P&D está trabalhando em novos produtos para a linha de palatabilizantes, com lançamentos previstos para início de 2023”, prevê Fernando.

Com o crescimento da população de animais e maior maturidade da indústria de alimentos completos, o Gerente Geral Brasil da Symrise Pet Food afirma que há uma importante demanda por produtos de qualidade e performance, resultando no aumento da demanda por palatabilizantes. “A expectativa para os próximos anos é de crescimento orgânico e premiunização do mercado. O investimento na segunda unidade fabril da Symise Pet Food no Brasil é a materialização desta tendência de crescimento e suporte aos fabricantes de alimentos completos”, conclui Fernando.

Por: Lia Freire

PUBLICAÇÃO EXCLUSIVA DA REVISTA PET FOOD – EDIÇÃO SET/OUT 2022.
PROIBIDO A REPRODUÇÃO PARCIAL/TOTAL SEM AUTORIZAÇÃO DA EDITORA STILO.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter​

Assinando nossa newsletter você fica sempre atualizado com as novidades do setor.

    Se você não receber a confirmação na sua caixa de entrada, verificar a caixa de SPAM.

    ×

    Olá, como posso te ajudar ?
    Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp

    × Como posso te ajudar?