Editora Stilo

Entrar

Extrusoras – As versões para produção das rações super premium e para o mercado aqua feed

Quando o assunto são os alimentos para pets, a diversidade é grande. Há rações de acordo com a idade, o porte, a fase da vida, para necessidades nutricionais específicas, há linhas naturais e vegetarianas, entre tantas outras. E, à medida que a questão da humanização avança, novas possibilidades são criadas, sem perder o foco na qualidade, bem-estar e na saúde dos animais. Neste cenário, o processo de extrusão desempenha uma grande importância e há mais de sete décadas se tornou o principal meio de cozimento contínuo para a produção de rações para pets e peixes.

Foi na década de 80 que surgiram as rações mais elaboradas, compondo a categoria Premium, com níveis nutricionais superiores aos produtos de combate, mais palatáveis (mais sabor) e com controle mais rigoroso de qualidade e de matéria-prima. Porém, manteve a filosofia nutricional de formulação variável e a utilização da maior parte de ingredientes de origem vegetal. Além disso, foram acrescentados corantes, aromas e formatos que agradavam, especialmente, os tutores, sem necessariamente agregar valor nutricional ao alimento.

Na década seguinte, de 90, chegaram ao mercado os alimentos Super Premium com maior valor nutricional e ingredientes de qualidade ainda mais elevada, priorizando a proteína animal de alto valor biológico, além de apresentar uma ótima digestibilidade, possibilitando um melhor aproveitamento dos nutrientes dos alimentos, levando mais qualidade de vida e longevidade aos animais.

Para as categorias Premium e Super Premium de rações, as extrusoras da Manzoni Industrial Ltda mais procuradas são as versões com capacidades de 3,0 ton/h 6,0 ton/h e 10 ton/h. No entanto, a empresa anuncia que, em breve, haverá versões com capacidades mais elevadas mantendo a performance dos equipamentos já consagrados. O Diretor, Luciano Manzoni, diz que uma característica bastante importante em suas extrusoras e que atende as demandas destas categorias de rações está na estabilidade do padrão de formatação. “Agregamos valor para nossos clientes ao converter a farinha em um alimento bem hidratado, cozido e extrusado, atingindo excelência na densidade, o que irá contribuir para a palatabilidade do alimento finalizado”.

Considerando que os custos energéticos (eletricidade e vapor) para os clientes impactam diretamente no custo do produto finalizado, a Manzoni tem como prioridade desenvolver equipamentos que disponibilizam uma excelente conversão em toneladas produzidas por Kw/h. Além disso, o fornecedor de extrusoras explica que os clientes podem incluir carne fresca no condicionador, utilizando o aplicador de carne fresca da Manzoni, proporcionando ao alimento mais proteína. “Como as matérias-primas para a fabricação de alimentos Premium e Super Premium estão cada vez mais caras, nossas extrusoras trabalham em conjunto com o reciclador que aproveita todo o material úmido proveniente nos momentos de setup, eliminando desperdícios. Este equipamento liquefaz a ração e, posteriormente, é injetado no condicionador”, esclarece Luciano.

O fornecedor PROMEP oferece extrusoras de eixo único que permitem a inclusão de até 15% de carne fresca emulsificada, sem a necessidade de alterações expressivas nas configurações dos componentes das máquinas. Essa flexibilidade possibilita o uso do mesmo equipamento para atender aos requisitos de processamento de produtos de formulação tradicional ou daqueles que utilizam receitas com ingredientes como a carne fresca, na produção de rações Premium e Super Premium. “O desempenho foi testado, em escala de produção, em plantas pet food, com diferentes níveis de automação, permitindo segurança na repetibilidade ao longo da operação. São máquinas com baixo custo de operação e reposição de peças, além da elevada confiabilidade”, enfatiza o Diretor da PROMEP, Antonio Paulo Rubega.

Além disso, a PROMEP oferece extrusoras que podem apresentar diferentes níveis de automação, o que é bastante importante no processamento de produtos que necessitam a inclusão de carne fresca ou ingredientes na forma líquida ou pastosa (os chamados slurries), para o controle e segurança dos níveis desejados.

EXTRUSORAS DE ROSCA DUPLA: IMPORTANTES ALIADAS

O Diretor da Ferraz Máquinas e Engenharia, Luiz Gomide Ferraz, diz que em relação às extrusoras para a produção de rações Premium e Super Premium há uma tendência bastante acentuada em relação ao uso de modelos de rosca dupla. Segundo o executivo, em 2023, o modelo mais vendido no portfólio da Ferraz foi a extrusora E-150D de rosca dupla com capacidade produtiva em torno de 10 a 12 toneladas por hora. “Considero que o mercado tem demonstrado preferência pelo uso de rosca dupla por conta da sua forma construtiva, tendo dois eixos estriados que possibilitam trabalhar com maior pressão dentro do canhão, além de helicóides de menor comprimento e peso, tornando mais fácil e rápida a troca da configuração, resultando em uma limpeza simples e rápida”.

Também é utilizado o inversor de frequência para acionar o motor principal nas extrusoras de rosca dupla, aumentando ainda mais a flexibilidade em termos de ajustes de parâmetros de processo e, consequentemente, a gama de produtos que pode ser produzida. A tecnologia das roscas duplas, explica Luiz, proporciona mais flexibilidade ao processo de extrusão, pois é possível operar de forma estável e sem queda de produção significativa, extrusando fórmulas com alto teor de extrato etéreo e matérias-primas de origem animal, além de produtos com diferentes características de formatos e densidade, com ingredientes que apresentam dificuldades para o processamento em extrusora de rosca simples, como é o caso da extrusão de milho puro.

Em relação às novas tecnologias, a Ferraz considera de grande importância adaptá-las às extrusoras que já estão em operação. Neste sentido, destacam-se dois equipamentos: o sistema de reaproveitamento do vapor que sai pela chaminé do pré-condicionador, assim como, o sistema para reaproveitamento dos descartes (reprocessos) gerados durante a extrusão. “Estamos trabalhando em novos projetos, visando sempre melhorar a eficiência das fábricas, reduzir desperdícios de matéria-prima e diminuir custos operacionais, principalmente com mão de obra”, avalia Luiz.

As extrusoras de rosca dupla da Wenger são as sugeridas para as linhas de rações e treats Premium e Super Premium, especialmente aqueles com altos níveis de inclusão de carne fresca. “A nossa tecnologia de rosca dupla oferece flexibilidade para processar ingredientes exclusivos e receitas personalizadas. Os clientes também podem mudar facilmente a produção de ração para treats com a extrusora de rosca dupla”, explica Mauricio Bernardi, Diretor de Vendas para a América Latina da Wenger, acrescentando outro importante benefício obtido a partir das extrusoras com o sistema Thermal Twin, como por exemplo, alimentos com mais de 90% de cozimento em comparação aos produzidos na década de 80, quando eram processados em extrusoras convencionais – e sem apresentarem alterações na densidade ou palatabilidade do alimento.

“Como os sistemas Wenger são flexíveis e robustos, nossos clientes muitas vezes podem expandir a produção ou lançar novos produtos sem investimentos significativos em equipamentos. Uma atualização no pré-condicionador, no sistema de controle ou no secador, pode atender às demandas. No entanto, à medida que se exige rações mais exclusivas e personalizadas será necessário investir em sistemas avançados. Um exemplo é a coextrusão, em que materiais diferentes de duas extrusoras, funcionando simultaneamente, são combinados dando origem a um alimento com características únicas. Para estes tipos de produtos de alto valor, a experiência e o conhecimento da Wenger fazem a diferença”, afirma Mauricio.

Para que possa atender a demanda de extrusão de diferentes produtos e formulações, a CR 5 Projetos traz possibilidades de regulagem em suas máquinas, desde o pré-condicionador até a configuração da rosca principal. Essa alteração é um recurso para melhorar o acabamento dos alimentos o que resulta em mais qualidade, já que o operador tem a possibilidade de controlar a velocidade do eixo principal. “Para a produção de rações das categorias Premium e Super Premium, nós disponibilizamos extrusoras de roscas simples e duplas com capacidades que variam de 100 kg/hora até 10 ton./hora”, explica o Diretor Técnico-Comercial da CR5 Projetos, Cristiano Lopes da Silveira, que também observa um aumento de demanda entre as extrusoras de rosca dupla que atendem melhor às necessidades de alimentos com alta porcentagem de proteína indo ao encontro da tendência por formulações que têm a adição de carne fresca.

O executivo da CR5 Projetos reforça que as extrusoras da empresa estão preparadas para atender tanto o mercado pet food, quanto o de aqua food. “As tecnologias empregadas nas máquinas permitem uma automação mais simples, desde a aplicação de água até o vapor automático. Além disso, uma das nossas estratégias para 2024 é o desenvolvimento de projetos que facilitam a manutenção das máquinas”, adiante Cristiano.

O modelo de extrusora EDR, da TNL/Tecnal de dupla rosca, segundo a empresa, oferece eficiência no processo de extrusão, permitindo a fabricação de alimentos mais elaborados com elevados índices de gordura e proteína, atendendo ao segmento de ração Super Premium.
Para 2024, o fabricante continua com investimentos em desenvolvimento, principalmente em automação e nos controles dos processos, com o intuito de tornar o processo mais automático com o mínimo de intervenção operacional. “Desta maneira melhoramos os níveis de controle e repetibilidade no processo, com segurança, registros de produção e consumos rastreáveis, emitindo relatórios que podem ser filtrados por data, produção, operador ou podem ainda ser customizados de acordo com a necessidade e modelo específico de cada empresa”, explica o Gerente Comercial da TNL/Tecnal, Jeferson de Oliveira.

AS OPÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE AQUA FOOD

Para a produção de rações utilizadas para alimentar peixes e outros organismos aquáticos, a Manzoni tem as extrusoras que produzem 6 e 10 toneladas/hora. Como são alimentos considerados comodities, o volume de produção é um fator chave para a composição do custo de produção. “Outro fator muito importante que torna os nossos equipamentos atrativos para os clientes é o baixo custo de manutenção por tonelada produzida”, afirma o Diretor da Manzoni, Luciano.

O executivo também explica que a conversão alimentar para a engorda dos peixes, mantendo a qualidade da água, é fundamental para o piscicultor e o alimento produzido em seus equipamentos entregam esta qualidade. “Nossos equipamentos são capazes de produzir alimentos em diversos tamanhos de partículas, atendendo todas as fases de crescimento do peixe, de alevinos até a engorda final”.
Segundo avaliação do Luciano, o mercado de pescado tem muita oportunidade de crescimento no Brasil, por isso, a empresa também decidiu investir no aplicador de carne fresca para as rações de peixe, contribuindo para elevar o nível proteico do alimento.

Para o mercado de alimentos para peixes, a Ferraz Máquinas e Engenharia, atende a dois grupos: clientes que produzem rações comerciais e empresas que produzem peixes (pisciculturas) e que decidem investir em uma fábrica para produção da ração. Em relação ao primeiro grupo, explica o Diretor da Ferraz, Luiz, o investimento ocorre em extrusoras de rosca simples de maior capacidade (6 ou 10 toneladas/ hora), pois já possuem demanda consolidada e em expansão e precisam de grande volume de produção para suprir tal demanda. Já no caso das pisciculturas em que há a necessidade de fabricar rações para consumo próprio, o modelo da extrusora será definido levando-se em conta, principalmente, o consumo atual e a projeção de consumo futuro de ração por parte da piscicultura. “Para esse mercado temos fornecido desde equipamentos para 2 ou 4 até 6 ou 10 toneladas/hora. Nossas extrusoras de rosca simples normalmente atendem muito bem a esse mercado, porém para algumas aplicações específicas recomendamos o uso das roscas duplas, como, por exemplo, para produção de rações para alevinos microextrusadas”, esclarece.

Para aplicações em alimentação aquática, a Wenger tem as extrusoras de rosca simples, desde que as matérias-primas sejam consistentes e os tamanhos dos pellets moderados. Para clientes que desejam produzir grandes volumes, em micropartículas, a Wenger AquaFLEX™ é a extrusora mais indicada. “Também a indicamos para quem precisa produzir rações que afundem e afundem lentamente para camarão e salmão, que são espécies com alta demanda em todo o mundo”, diz Mauricio, anunciando, ainda, que a empresa está com uma nova linha de extrusoras de rosca dupla para grandes volumes de rações aquáticas, com ainda mais flexibilidade para ingredientes e densidades de produtos, juntamente com a inclusão de carne fresca, num processo de cisalhamento médio a alto.

A CR5 Projetos disponibiliza extrusoras de 200 kg/hora até 10 tn/h e está trabalhando para atender um mercado que exige formulações que tenham de 26% até 42% de proteína. “Nos testes já realizados nos clientes tivemos resultados aprovados. Nossos lançamentos para 2024 serão as máquinas de menor porte, com capacidade de produção de 60 kg/hora até 400 kg/hora, isso contribuirá com os clientes que estão começando nas atividades”, afirma Cristiano.
A PROMEP atende as demandas dos fabricantes de alimentos para aquicultura com as suas extrusoras de eixo único. “Nossas máquinas realizam o adequado processo para produzir alimentos que ofereçam as características de flutuabilidade das partículas extrusadas, como também, possibilitam processar adequadamente receitas com ingredientes que têm uma extrusão mais difícil”, conclui o Diretor, Rubega.

Por: Lia Freire

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter​

Assinando nossa newsletter você fica sempre atualizado com as novidades do setor.

    Se você não receber a confirmação na sua caixa de entrada, verificar a caixa de SPAM.

    ×

    Olá, como posso te ajudar ?
    Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp

    × Como posso te ajudar?