Editora Stilo

Entrar

Antioxidantes – O desempenho do mercado e as soluções oferecidas para Indústria Pet Food

Antioxidantes – O desempenho do mercado, as soluções oferecidas e a atual tendência, que continua apontando para as versões naturais.

Os ingredientes usados na produção de alimentos para pet apresentam gorduras e proteínas e estão propensos a sofrerem oxidação. Processo este que é um fenômeno natural causado por radicais livres em excesso, os quais são moléculas instáveis e que buscam a estabilização. Nesta ação ocorre a oxidação, comprometendo a estabilidade e qualidade dos nutrientes, interferindo no consumo dos alimentos pelo animal, inclusive podendo prejudicar a sua saúde. Posto isso, fica evidente a importância do uso dos antioxidantes. No momento da sua escolha devem ser levados em consideração, principalmente, os componentes da dieta, percentual de gordura, proteína e minerais, além da avaliação de quais podem ser mais susceptíveis ao processo oxidativo.

Em sua linha de antioxidantes sintéticos PET – OX, a indústria Kemin Nutrisurance oferece uma mistura sinérgica entre hidroxianisole butilado (BHA), hidroxitolueno butilado (BHT) e propil galato (PG). Além disso, estão isentos da etoxiquina (EQ) para atender aos requisitos regulamentares internacionais e às preocupações dos consumidores.

A empresa também trabalha com os antioxidantes naturais. “O amplo crescimento no uso de antioxidantes naturais na indústria de alimentos para animais de estimação criou oportunidades de inovação. Para acompanhar essa dinâmica, investimos em linhas como a Verdilox, opção natural e mais sustentável para atingir as metas de prazo de validade”, cita a Coordenadora de Portfólio da Kemin Nutrisurance, Mariane Bortolo.

Outra linha é a Naturox de Antioxidantes líquidos e pós naturais, apresentando uma mistura sinérgica de tocoferóis mistos naturais para absorção superior de radicais livres, juntamente com emulsificantes e quelantes para proteção completa contra a auto-oxidação. Os produtos Naturox também podem ser formulados com níveis enriquecidos de delta-tocoferol, que é o homólogo de tocoferol, porém mais eficaz, tendo melhor desempenho durante os processos de extrusão e secagem, fornecendo mais prazo de validade do produto. “A Kemin faz uso de uma abordagem de ingrediente integrada verticalmente que levou ao desenvolvimento de produtos inovadores para estabilização oxidativa natural. A combinação das seleções de plantas e o melhoramento de culturas, com a experiência em pesquisa de aplicação existente levou a novos produtos que melhoram a sustentabilidade dos antioxidantes naturais. Os ingredientes botânicos da Kemin são certificados de forma sustentável pela SCS Global”, esclarece Mariane.

A Kemin oferece um conjunto de serviços personalizados aos seus clientes para garantir que eles aproveitem ao máximo as soluções oferecidas, além disso, em seu centro de Inovações um “co creation”, desenvolve produtos taylor made para atender as necessidades específicas dos seus clientes.

A empresa ITPSA, que surgiu como produtora de pigmentos naturais à base de extrato de marigold e páprica, mantém em seu DNA as soluções naturais. Atualmente, na categoria de antioxidantes oferece soluções em que estão presentes os tocoferóis e extrato de alecrim. No entanto, em nosso portfólio há também os antioxidantes sintéticos com formulações que contém BHA, BHT e propilgalato. “Temos um laboratório completo para medir a eficiência de cada mescla antioxidante que colocamos no mercado e todas as soluções passam por uma análise criteriosa do nosso departamento de desenvolvimento e pesquisa, onde se reúnem as áreas técnica, qualidade e regulatória. Além disso, tudo é feito com o acompanhamento do nosso departamento regulatório que informa as regulamentações de cada país para que não tenhamos problemas de legislação”, pontua Cleber Tizato, Diretor da ITPSA. O fornecedor vem investindo não somente em novos antioxidantes como também em pessoas para acompanhar o crescimento da ITPSA neste setor já que o mercado pet food está em plena ascensão.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO E ASSERTIVO

A fornecedora Safeeds conta com uma ampla linha de Antioxidantes, disponibilizados nas formatações líquidas e em pó, compostos com os tradicionais sintéticos, etoxiquim, BHA e BHT ou sem etoxiquim (somente com BHA e BHT) e, também, as versões naturais apontadas como uma tendência emergente. “Observamos uma maior preocupação dos tutores com a saúde dos seus animais. Essa demanda de produtos naturais contendo compostos bioativos vem ao encontro da busca pela longevidade, uma vez que, por serem bioativos podem trazer benefícios não só para manutenção e estabilidade do alimento, mas por meio da dieta proporcionar melhor saúde ao pet. Porém, no cenário em que vivemos atualmente, em um mundo pós-pandemia, a guerra na Ucrânia, além de grandes desafios no setor de logística e na cadeia de suprimentos, há um impacto negativo sobre o custo de vida das pessoas, o que influencia diretamente sobre a demanda e o consumo de produtos premium e, consequentemente, a categoria de oxidantes”, avalia a Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Safeeds, Mariana Garcia Ornaghi.

O produto Guardipet, da Safeeds, é um antioxidante disponível tanto na forma líquida quanto em pó e livre de etoxiquim, desenvolvido para atender matérias-primas e rações, protegendo-as contra os efeitos nocivos da oxidação. “Além disso, por conseguir atender nossos clientes de forma personalizada, podemos trabalhar com altas ou baixas concentrações”, explica Mariana. No portifólio também é encontrada uma linha exclusiva de antioxidantes naturais como o Greenox, com alto potencial e objetivo de promover mais saúde aos animais de companhia por meio da proteção contra oxidação.

Para atender os clientes de maneira assertiva, a Safeeds realiza estudos de forma específica relacionadas às necessidades e objetivos a serem atingidos em cada situação. São avaliadas as matérias-primas e produtos para garantir uma indicação precisa para o desafio e realidade de cada cliente, garantindo com isso eficácia na utilização dos antioxidantes, que por muitas vezes podem ser combinados com outros aditivos tecnológicos. A Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Safeeds, acrescenta que a empresa oferece aos clientes a possibilidade de produzir blends personalizados de antioxidantes com outros aditivos, fracionados e já pré-pesados na dosagem específica do misturador em que será utilizado. “Para garantir a segurança e eficácia da utilização dos nossos produtos, contamos com um aporte técnico qualificado para acompanhar e efetuar coletas periódicas para avaliação das respostas no campo. São realizados ensaios para acompanhar a shelf life em diversas matérias-primas e rações, com a finalidade de avaliar a estabilidade oxidativa por meio de diversas metodologias, desde as mais simples até as mais complexas”, esclarece.

Recentemente, a empresa investiu em um moderno Centro de Pesquisa Ciência e Inovação, que conta com sistema de análises finas como o uso de UHPLC, Espectofotometria e Cromatografia Gasosa, com isso, a Safeeds tem uma gama de metodologias robusta para avaliar a capacidade antioxidante e oxidação em diversos substratos. “Os nossos esforços e investimentos em pesquisa e desenvolvimento nos possibilitam o lançamento de produtos como o antioxidante natural Greenox®, composto por matérias-primas potentes na combinação e dosagens adequadas, visando maior eficácia. Ainda, para atender demandas específicas de nossos clientes, o produto está avançando para a versão GMO-Free”, pontua Mariana, acrescentando que a empresa pretende continuar oferecendo as melhores soluções para os seus clientes com a possibilidade de customizar os produtos. “Essa personalização é um serviço padrão que a Safeeds oferece, somado ao acompanhamento técnico contínuo, que permite alavancar ainda mais os negócios”.

Quem também está trabalhado de maneira a atender às exigências e particularidades do mercado pet food é a empresa Alltech que há alguns anos conta com o projeto Advantage, que permite customizar e oferecer ao cliente um pack que contém os aditivos e a quantidade necessária para se chegar aos melhores resultados e rentabilidade.

O Gerente Técnico de Vendas na área de Pet Food da Alltech, Rafael Prates França, afirmou que este projeto tem sido visto de uma maneira muito positiva no mercado, pois o fabricante de alimentos reduz o custo operacional, tem mais segurança com relação à pesagem e mistura de aditivos, além de menos itens para seu PCP gerenciar. Para o fornecedor de aditivos também é interessante, pois acaba existindo uma parceria mais forte. “A Alltech, por ter uma gama de segmentos de produtos, pode desenvolver packs completos com nutrientes e aditivos que irão suprir as demandas e necessidades do cliente. Esse tipo de ação tem o objetivo de gerar mais comodidade, qualidade, rentabilidade e segurança ao nosso cliente. Os antioxidantes também podem entrar nesses packs, colocando-os num blend de aditivos que facilita, principalmente, em termos de mistura, já que o antioxidante, quando é adicionado separadamente tem doses baixas por tonelada de alimento, podendo gerar problemas de misturas”, esclarece Rafael.

Na Alltech há os antioxidantes sintéticos e os naturais e, claramente, o fabricante tem o propósito de ampliar o conceito de antioxidantes naturais no mercado pet food. Atualmente, eles são oferecidos na versão em pó por meio das linhas Nature Ban e Vitalix, ambos ricos em tocoferóis, extrato de alecrim e outros ingredientes naturais com poder antioxidante.

Na linha de antioxidantes sintéticos há o Banox, que segundo a Alltech, oferece um excelente custo x benefício e o Antiox, uma linha com concentrações mais altas. Um dos nossos principais diferenciais, aponta o Gerente, é a composição, pois a mescla é de fundamental importância devido o efeito sinérgico. “As empresas que produzem as rações estão cada vez mais exigentes com relação aos níveis de segurança dos antioxidantes sintéticos. Então, não é apenas fazer um blend, é garantir a concentração correta. Outro ponto relevante e, um diferencial em nossos produtos, é o emulsificante, que facilita sua homogeneização, tanto em óleos quanto em massas, e temos um agente quelante para evitar que o processo da oxidação se inicie”.

A Alltech tem como objetivo fomentar ainda mais esse mercado e aumentar as vendas de antioxidantes naturais, potencializando as suas parcerias com clientes por meio de ações que os diferenciem no mercado, atendendo às necessidades desse setor.

“O mercado de antioxidantes exige um portfólio cada vez mais amplo de formulações e, por isso, é essencial ter flexibilidade no desenvolvimento de novos produtos. A Falcon percebeu isso desde o início de sua concepção e está alinhada com o que há de mais tecnológico no mercado. Adepta ao sistema taylor made, desenvolvendo formulações personalizadas que resultam em vantagem competitiva para os nossos clientes e ao mesmo tempo em que lhes garante desempenho e biosseguridade. Conhecer os desafios, particularidade e necessidades do cliente é o primeiro e importante passo para a definição do protocolo a ser adotado. A partir deste mapeamento, a equipe irá propor as melhores práticas de aplicação que atingirão a qualidade e o desempenho do antioxidante adotado”, afirma Nixon Roberto Scherer, CEO da Falcon Aditivos.

O Departamento de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da Falcon, explica Nixon, está preparado para fornecer apoio técnico e laboratorial na elaboração dos antioxidantes formulados especificamente para atender a cada planta. “Estamos preparados para a produção de aditivos com formulações pré-determinadas pelos próprios clientes. O entendimento e a tratativa das reais necessidades, em conjunto com o cliente, são pilares robustos da relação que ano a ano o mercado vem sinalizando como uma marca registrada do nosso compromisso”.

Dentre as opções de antioxidantes oferecidas pela Falcon destacam-se o Nutradox® Premier, com maior concentração de princípios ativos, voltado para a fabricação de farinhas e rações de longo shelf life e o Nutradox® Pro. “Nossos antioxidantes entregam um bled termoestável, atendem as normas de exportação, de biosseguridade, são de fácil aplicação e alto rendimento, resultam em tempo de prateleira adequado, basta uma baixa dosagem e têm excelente custo de aplicação. A Falcon aplica protocolos de dosagem em seus clientes, realizando o ajuste fino de recomendação de dosagens, de acordo com cada planta e deságio. Disponibilizamos produtos e serviços versáteis, que atendem cada situação de forma customizada. A sinergia desses fatores traz atenuação nos custos de aplicação, que é um fator imprescindível na negociação, seja com os novos ou antigos clientes”, expõe Nixon.

As novidades estão constantemente presentes no portfólio da Falcon. Um resultado do esforço de pesquisa e desenvolvimento do fabricante é o conservante Extabile®, aliado no combate ao desenvolvimento de aminas biogênicas, que são bases orgânicas de baixo peso molecular com atividade biológica, produzidas a partir da ação da enzima descarboxilase e prejudiciais à saúde animal. “O Extabile® proporciona ainda, conservação e controle de acidez de matérias cruas pré-processamento, o que reflete diretamente no frescor e qualidade do produto final”, acrescenta.

De acordo com o CEO da Falcon Aditivos, o emprego de antioxidantes sintéticos na indústria pet food tem sido alvo de alguns questionamentos quanto à inocuidade, demonstrando a possibilidade de esses apresentarem alguma toxidez. “Há uma parcela de consumidores que corrobora com o potencial dos antioxidantes naturais e, portanto, não se pode e nem se deve ser relapso a esta vertente ditada pelo público final. No entanto, apesar das evidências bioquímicas, clínicas e epidemiológicas crescentes, para muitos dos compostos funcionais, não existe ainda um consenso científico estabelecido que suporte decisões no âmbito global referente ao seu uso. Ou seja, há necessidade de aprofundar o campo de pesquisa relativo a identificação destes compostos e seus mecanismos de ação, bem como, sua viabilidade econômica na aplicação. O mercado, que nesses últimos anos passou por uma pandemia, escassez de produtos básicos, instabilidade em superpotências e nas políticas internacionais, colocou na prateleira projetos nesse sentido para garantir o atendimento da atual necessidade: volume versus preço. O que se vê é uma certa timidez na demanda e consumo de antioxidantes naturais, todavia estamos atentos às tendências e sempre atendendo a customização do produto às características produtivas do utilizador”, pondera o executivo da Falcon.

Por meio de sua linha Eurotiox, a Eurotec Nutrition oferece o Eurotiox ATC, com produtos à base de BHT e BHA e a linha Eurotiox Green, com produtos formulados a partir de extratos enriquecidos de tocoferóis, óleos essenciais e extratos vegetais. “Estas duas linhas vêm com o objetivo de oferecer aos diferentes perfis de indústria pet food, produtos extremamente eficientes em termos da prevenção da rancidez oxidativa, estendendo o shelf life das rações”, salienta Alexandre Mossate Gabbi, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Eurotec Nutrition.

Segundo Alexandre, as rações Premium e Super Premium estão exigindo aditivos de alta qualidade técnica e com baixo impacto na saúde dos animais. “Para este nicho de mercado, o apelo por antioxidantes naturais é muito grande. Cada vez mais, óleos essenciais e extratos vegetais estão sendo pesquisados e avaliados, não só como antioxidantes para as rações produzidas, mas para que possam também atuar na saúde e bem-estar dos animais”, avalia o Coordenador da Eurotec Nutrition, acrescentando que a empresa planeja com alguns parceiros, lançar um antioxidante natural de 2ª geração, com alta eficiência e cuja produção estará comprometida com o ambiente e tecnologias limpas.

A Eurotec Nutrition também possui a expertise do taylor made, ou seja, soluções customizadas para cada realidade do cliente, seja em produtos (Euroquality), seja nos equipamentos de dosagem dos antioxidantes (Euroservice). Além disso, o Eurocontrol é o programa de monitoramento remoto em tempo real, na tela do computador ou do smartphone, que permite que o cliente Eurotec Nutrition acompanhe todo o tratamento com aditivos, dentre eles, os antioxidantes da linha Eurotiox. “Prevemos a expansão dos negócios no tratamento de matérias-primas e rações destinados à alimentação de cães e gatos, o que nos levará ao lançamento de antioxidantes da linha Eurotiox Green, atendendo os mercados Premium e Super Premium que consomem este tipo de produto. Foi um segmento que cresceu nos últimos anos e que agregou muita tecnologia, justamente pelas demandas da indústria e, principalmente, pela exigência dos tutores”, conclui Alexandre.

Por: Lia Freire
PUBLICAÇÃO EXCLUSIVA DA REVISTA PET FOOD BRASIL – EDIÇÃO MARÇO/ABRIL 2023.
PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL E/OU PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO DA EDITORA STILO

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter​

Assinando nossa newsletter você fica sempre atualizado com as novidades do setor.

    Se você não receber a confirmação na sua caixa de entrada, verificar a caixa de SPAM.

    ×

    Olá, como posso te ajudar ?
    Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp

    × Como posso te ajudar?