Editora Stilo

Entrar

A Indústria Pet Food e a economia circular

“Inovar, renovar, reutilizar/ reciclar”: a economia circular é uma das soluções mais eficientes para garantir o desenvolvimento sustentável.

A CHAMADA “Economia Linear” é ineficiente, porque não tem o objetivo de manter o máximo de materiais e recursos dentro do ciclo de produção.

Por outro lado, uma economia totalmente circular, sem quaisquer novos materiais e sem desperdícios, é impossível de se obter. Então qual seria a nossa linha de ação? É manter o máximo de materiais e recursos dentro do ciclo, reduzindo o uso de novos recursos.

Exemplo de INOVAÇÃO:

Com um investimento de R$940 milhões, a partir de 2023 as Fabricas da Premier Pet passarão a utilizar em suas operações 100% da energia elétrica produzida por uma usina solar no complexo de Castilho, em SP.

São 600mil placas de geração de energia solar, sendo que 120 mil delas são suficientes para abastecer as 4 fabricas da Premier. Com essa medida, será evitada por ano a emissão de 16 mil toneladas de CO2 (Gás carbônico).

Exemplo de RECICLAGEM

Todos do nosso ramo sabem da importância dos subprodutos de origem animal na formulação dos alimentos Pet Food, o que vai desde o aporte de fonte de fósforo, aminoácidos, e até o importantíssimo fator “palatabilidade”

São 13 milhões de toneladas recicladas por ano, gerando 54 mil empregos diretos, e injetando na economia do Brasil mais de 25 Bilhões de reais.

Exemplo de REUTILIZAÇÃO:

Muitas empresas enfrentam o desafio de lidar com retrabalhos que variam entre 3% e 5%. Esses reprocessos podem ser tanto subprodutos secos de peneiras, secadores, resfriadores e transportes pneumáticos, quanto resíduos úmidos gerados durante os ciclos de parada e partida das extrusoras.

A prática tradicional de reutilização destes subprodutos secos envolve o seu retorno à fase de dosagem, o que leva ao aumento dos custos operacionais, ao desgaste prematuro de peças críticas, à diminuição da capacidade de produção e à necessidade de reprocessar um material que já foi submetido a processamento prévio.

Por outro lado, os resíduos úmidos gerados nas fases de paragem e arranque da extrusora são frequentemente vendidos como produtos de baixa qualidade destinados à alimentação de suínos. Se esses subprodutos não forem tratados rapidamente, proliferam bactérias, moscas e maus odores, afetando a saúde da planta.

Já existe uma solução confiável, eficiente, automática e inovadora para este problema recorrente: o Sistema de Recuperação de Subprodutos, ou SRS.

Quais são os principais benefícios deste equipamento?

  • Maior eficiência no processo de recuperação, o que contribui para a sustentabilidade da organização.
  • Transformação de todos os subprodutos em produtos acabados, evitando a venda de produtos de baixa qualidade normalmente destinados à alimentação animal nas explorações agrícolas.
  • Redução do consumo de energia e, portanto, dos custos operacionais.
  • Liberação de capacidade produtiva.
  • Eliminação da necessidade de dosar e processar novamente um produto já tratado.
  • Automação do processo de recuperação, com injeção no condicionador.

Podemos ainda citar o aproveitamento das águas das chuvas, o correto tratamento de efluentes, sistemas de filtragem para reduzir/eliminar a emissão de partículas na atmosfera da fábrica e o tratamento de gases gerados pala secadora que eventualmente causam problemas no entorno da planta.

SUCESSO!!!

Por: Fernando Raizer
Raizer Consultoria, Projetos e Treinamentos ltda
TAG: Pet Food

PUBLICAÇÃO EXCLUSIVA DA REVISTA PET FOOD.
PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL E/OU PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO DA EDITORA STILO.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter​

Assinando nossa newsletter você fica sempre atualizado com as novidades do setor.

    Se você não receber a confirmação na sua caixa de entrada, verificar a caixa de SPAM.

    ×

    Olá, como posso te ajudar ?
    Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp

    × Como posso te ajudar?