Na Índia, a disponibilidade de sementes para as indústrias continuou em ritmo lento e foram contabilizadas em torno de 4.000MT, uma queda de 11% em relação ao mês anterior. Já o preço das sementes apresentaram uma alta de aproximadamente 4,29% em relação ao mês anterior e ficou cotada em USD 730/MT ex-warehouse delivery. As exportações registradas em Junho ficaram entre 20 a 25 kMT, abaixo do esperado pelo mercado.
A monção está progredindo bem na maioria das regiões produtoras do país e em alguns casos houve chuvas além do normal em comparação com os anos anteriores. Um fator importante a se acompanhar é a evolução das chuvas neste período de monções, pois se houver excesso de chuva, os agricultores irão aumentar o cultivo de mamona no lugar de outras oleaginosas, e se os preços do óleo de mamona neste ano permanecerem relativamente firmes em comparação com outras oleaginosas, os agricultores irão aumentar as áreas de cultivo de mamona na próxima temporada.
O preço do óleo tipo 1 FOB Índia variou bastante em Julho, sendo cotado no início do mês a USD 1.540/MT e chegou a USD 1.640/MT em flexitanks na última semana do mês, devido ao movimento de retenção das sementes por parte dos estoquistas e apreciação da moeda indiana em relação ao dólar, o que encarece os preços de exportação. Os derivados de mamona também seguiram a alta dos preços e, em média o ácido 12 hidroxi esteárico (12 HSA) foi cotado em USD 1.950/MT e o óleo de mamona hidrogenado em USD 1.680/MT, ambos preços FOB Índia e em sacos de 25Kg sem pallets. No mercado brasileiro, o preço para o produto a granel FOB Bahia com impostos inclusos ficou em R$ 10,50/kg.
Fonte: Aboissa News – mamona
TAG: mamona
Renan Fernandes | Broker da unidade Oleochemical Products