Editora Stilo

Mercado de Glicerina – Panorama

Apesar de todos os desafios enfrentados nos últimos meses, com o vai e volta na mistura obrigatória de biodiesel no mercado brasileiro, segundo dados do Ministério da Economia, o ano de 2021 bateu recorde de exportações de glicerina com 486,7 mil toneladas e um faturamento total de R$ 1,53 bilhão. Desse volume, cerca de 345,9 mil toneladas foram da glicerina 80% e 140,8 mil toneladas foram da glicerina refinada. A China segue sendo o principal destino das exportações brasileiras seguido da Rússia que tem bastante significância. O governo decidiu manter o B10 para todo o ano de 2022, e essa medida certamente vai impactar no preço e disponibilidade de glicerina.

Houve poucas ofertas de glicerina neste primeiro mês do ano, e muito disso se deve a redução da mistura obrigatória que fez com que a disponibilidade de glicerina ficasse mais curta, e a demanda interna que segue estável. Desde dez/2021, muitos fornecedores já estavam com a sua produção vendida no mercado interno e externo, volume muito mais relevante para o mercado interno, porque para exportação continuam os desafios de fretes caros e a falta de espaço nos navios, somado a desaceleração de consumo por parte da China que devido aos festivais de ”Ano Novo Chinês”, o consumo de glicerina deu uma arrefecida.

Justamente devido a fraca e momentânea demanda chinesa, os BIDs do lado dos importadores continuam girando em torno de USD 730/MT CIF China e do lado dos fornecedores em torno de USD 800/MT, diferença grande e os produtores brasileiros já falam em aumento para o mês de fev/2022. Na glicerina refinada, as cotações estão girando em torno de USD 1400 –1450/MT FOB Santos. A aposta do mercado é de alta, e os motivos são simples; segundo a OMC, em 2022 a economia global deve crescer cerca de 4%, então acredita-se que a demanda internacional por glicerina continuará firme, somado a redução da mistura no Brasil e Argentina (B10 e B5 respectivamente), poderá manter a disponibilidade e oferta curta por aqui dando sustentação aos preços elevados no decorrer do ano.

*As informações acima referem-se ao mês de dezembro de 2021.
Bruno Noronha – Aboissa Commodity Brokers

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter​

Assinando nossa newsletter você fica sempre atualizado com as novidades do setor.

    Se você não receber a confirmação na sua caixa de entrada, verificar a caixa de SPAM.

    ×

    Olá, como posso te ajudar ?
    Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp

    × Como posso te ajudar?