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Columbus, a parceira na logística internacional

Com mais de três décadas de atuação no mercado internacional, a companhia focou as suas operações e produtos no agronegócio brasileiro, óleos alimentícios, óleo químicos, graxarias, sucos, grãos, farinhas e carga seca. Em entrevista à Revista Graxaria Brasileira, Luiz Fernando Alves Becker, Management Executive, falou sobre a estrutura da empresa, os serviços oferecidos, diferenciais e o atendimento às graxarias. Confira!

Por: Lia Freire

Fundada em 1993 na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, onde atendia principalmente o setor coureiro calçadista da região do Vale dos Sinos, com a derrocada deste segmento por volta do ano 2000, a Columbus se reinventou e passou a focar as operações e produtos em outras áreas, dentre elas de agronegócio, óleos etc.

As equipes de Inteligência de Mercado, Comercial, Pricing & Booking Desk, Operacional, Técnica e Financeira estão estruturadas com base nos processos das operações logísticas de forma circular, tendo os clientes contato com todas elas.

“É um modelo estrutural que além de garantir comunicação direta e eficiente, permite que realmente sejamos uma extensão dos clientes, desta forma entendemos que suas necessidades e “dores” sejam mais bem identificadas, entendidas e resolvidas. Isso nos permite oferecer um serviço técnico e nos leva à fidelização do cliente”, ressalta Luiz Fernando Alves Becker, Management Executive.

Atualmente, a Columbus possui um escritório em Santos (SP) e outro em Novo Hamburgo (RS). Em Cubatão (SP) está uma base operacional onde atende a maior demanda de operações, mas a sua presença operacional se estende a todos os portos brasileiros, onde atua com equipe própria.

Revista Graxaria Brasileira – Quais os serviços que a Columbus oferece para as empresas que buscam um parceiro de logística internacional?
Luiz Fernando Alves Becker – A Columbus trabalha visando oferecer uma experiência mais completa possível aos seus clientes, por isso, disponibiliza desde o agenciamento da carga, passando pelo desembaraço aduaneiro, gestão logística e seguros de carga internacional. Para essa completa gestão, utilizamos nosso extenso know-how e parcerias com armadores, empresas aéreas e transportadoras rodoviárias para transportar mercadorias de exportação e importação ao redor do mundo.

Com o nosso serviço de despacho e desembaraço aduaneiro, proporcionamos soluções em documentação e o suporte necessário junto à Receita Federal e órgãos anuentes, com foco especial em questões fiscais e tarifárias. Nosso serviço de seguro de cargas internacionais visa trazer mais tranquilidade aos nossos clientes e parceiros diante dos riscos presentes em todas as operações. Por fim, também oferecemos consultoria e assessoria logística, aproveitando nossos anos de experiência e atuação no mercado internacional para compartilhar nosso conhecimento e proporcionar mais eficiência e facilidades às empresas que desejam ingressar em mercados no exterior.

Columbus, a parceira na logística internacional

Revista Graxaria Brasileira – Quais diferenciais que a Columbus pode oferecer às empresas? E, em especial às graxarias que desejam exportar suas farinhas e gorduras de origem animal?

Luiz Fernando Alves Becker – Um dos principais diferenciais está voltado para as cargas líquidas e é o serviço de transbordo, que oferece uma gestão logística dos produtos nos principais portos brasileiros, integrado ao processo de exportação.

Esse serviço de transbordo consiste na transferência de cargas líquidas de caminhões-tanque para containers equipados com o Flexitank ou containers Isotank. Após a transferência, realizamos a pesagem do container e sua entrega no porto. Esse serviço é um diferencial significativo para clientes que possam enfrentar restrições operacionais de carregamento em suas plantas, pois garante maior fluidez no processo de exportação, encurtando uma etapa. Nossos transbordos ocorrem em terminais Redex, proporcionando segurança e rastreabilidade total da carga, podendo, em muitos casos, ser vistoriados pelas principais empresas inspetoras do setor. Os equipamentos utilizados como bombas, conexões e mangotes são dedicados às operações e produtos específicos de cada cliente, com o objetivo de garantir a segurança sanitária. Além disso, são acompanhados por profissionais da Columbus que recebem treinamento periódico para essas operações.

Uma operação bem-sucedida de transbordo representa mais do que segurança e eficácia na exportação. A opção de transportar cargas líquidas em Flexitanks e Isotanks elimina a necessidade de aluguel de tanques de armazenagem ou mesmo o acúmulo de produção, possibilitando a “conteinerização” da carga. Isso, por sua vez, permite que companhias com volumes menores também participem do mercado internacional, eliminando a necessidade de contratos com navios graneleiros e expandindo a capilaridade da operação. Além disso, dentro dessa multiplicação de operações, é possível citar outros benefícios, como a diversificação do fluxo de caixa, uma vez que o recebimento ocorre por vários processos e há considerável redução do risco operacional e financeiro, pois o produto não está concentrado em uma única operação.

De maneira geral, em todas as operações, também realizamos uma inspeção e seleção de containers com equipe própria, garantindo que os clientes recebam os melhores equipamentos (containers e Isotanks), evitando incidentes como abaloamentos, vazamentos e contaminação do produto.
Além disso, buscamos constantemente expandir nosso conhecimento, não apenas na logística, mas também nos produtos que manuseamos. Recentemente, representando a Columbus, participei de um dos cursos promovidos pela ABRA – Associação Brasileira de Reciclagem Animal, o ABRA Export, para adquirir um entendimento mais profundo do setor e trazer esse conhecimento para aprimorar nossa operação e, consequentemente, beneficiar nossos clientes.

Por fim, outro diferencial está no trabalho dedicado à redução de custos de detention (cobrança diária aplicada em decorrência da posse do contêiner pelo cliente por um tempo superior ao estipulado) e demurrage (tempo de estadia do contêiner no terminal de chegada, no destino do transporte da mercadoria, por prazo maior do que o acordado, antes da retirada do contêiner para desova da mercadoria pelo cliente), que representa um grande problema para muitos exportadores. Nossas equipes operacional e de Pricing & Booking Desk atuam de forma preventiva e garantem carregamentos livres desse tipo de contratempo, proporcionando uma experiência mais eficiente e econômica aos clientes.

Revista Graxaria Brasileira – Poderia apontar os diferenciais e todo suporte oferecido aos clientes?

Luiz Fernando Alves Becker – A Columbus sempre se destacou por buscar a inovação, fazendo mais do que somente a operação do cliente. O foco é entender as necessidades logísticas e apresentar as soluções, que são feitas sob medida e desenvolvidas por especialistas de forma técnica e comprometida com a segurança e eficácia de todo o processo.

Procuramos ser mais do que somente um agente logístico para o cliente, queremos ser uma extensão dos nossos parceiros e, isso significa, que adotamos as mesmas responsabilidades e alinhamos o nosso foco à realidade do cliente. Isso nos permite adotar uma política de ganha-ganha para as mais diversas situações. Estamos presentes e dispostos a gerar o melhor resultado para todos os lados da operação, sendo um diferencial dentro do comércio internacional.

Revista Graxaria Brasileira – Quais as dicas para que as graxarias escolham o seu parceiro logístico?

Luiz Fernando Alves Becker – Quando falamos da representatividade do setor de reciclagem animal brasileiro para exportações, estamos diante de um enorme potencial. Atualmente, vivenciamos um período de busca muito ativa na abertura de diversos mercados pelo mundo. Portanto, é essencial que até mesmo as pequenas empresas demonstrem interesse em exportar seus produtos. Para que isso ocorra de forma eficiente, é fundamental contar com uma logística personalizada e técnica, que esteja centrada em auxiliar o cliente, indo além da simples venda de um frete internacional.

O setor de origem animal, como um todo, apresenta detalhes técnicos que têm um impacto direto na logística. Questões como a temperatura do produto, a qualidade sanitária do transporte e os padrões alimentícios a serem seguidos são apenas alguns exemplos. Quando se trata de produtos líquidos, a operação logística se torna ainda mais delicada. É necessário oferecer rastreabilidade e segurança, além de um profundo conhecimento do produto em todas as etapas do processo.

Outro aspecto importante em operações que envolvem o manuseio direto do produto por parte da logística (como estufagem, carregamento, descarga ou transbordo) é a familiaridade com os equipamentos utilizados. As bombas e medidores de vazão são apropriados para a densidade e viscosidade do líquido? Qual é o procedimento de limpeza adequado para esses equipamentos após a operação? As conexões e mangotes estão em conformidade com os padrões sanitários/alimentícios exigidos para o produto? Essas são algumas das diversas perguntas que devem ser feitas, e é essencial ter respostas para todas elas.

Também é importante considerar que o setor é volátil e enfrenta desafios relacionados à precificação do produto. Portanto, qualquer imprevisto ou emergência na logística pode ter um impacto significativo no lucro final da operação. Nesse sentido, oferecer soluções é o verdadeiro diferencial. É nesse ponto que se torna fundamental não apenas se apresentar como um parceiro, mas efetivamente ser o parceiro que atende às necessidades do cliente de forma ágil e eficaz.

Revista Graxaria Brasileira – A empresa já atende às graxarias? Se sim, como avalia a oportunidade deste setor de negócios?
Luiz Fernando Alves Becker – Sim, temos atuado em diversas frentes para o desenvolvimento da logística das graxarias e do setor de reciclagem animal como um todo. Adquirimos muita experiência em operações destinadas ao setor pet food e, temos observado uma crescente para setor de biocombustíveis, principalmente para produtos de origem animal. Observamos oportunidades para as exportações de sebo, especialmente para mercados que abriram recentemente como é o caso dos Estados Unidos.

Revista Graxaria Brasileira – Quais os desafios no atendimento às graxarias e no transporte dos seus coprodutos?
Luiz Fernando Alves Becker – Acreditamos que, ao lidar com o setor de reciclagem animal, enfrentamos desafios que vão além da logística. O cerne das dificuldades está em mostrar às empresas soluções para exportação. Mesmo com esforços para simplificar o processo, a burocracia e os riscos ainda são reais. As graxarias e seus coprodutos têm que lidar com regulamentações rigorosas tanto no Brasil quanto nos países de destino. Questões sanitárias, ambientais, de segurança e regulamentos alfandegários trazem uma certa complexidade a exportação. Por isso, um parceiro logístico precisa entender essas regras e se adequar a esses padrões.
Além disso, transportar produtos de origem animal tem seus próprios riscos. Controle de temperatura, higiene e atender aos requisitos específicos de cada país importador são desafios adicionais.

Revista Graxaria Brasileira – Quais as expectativas para 2024?
Luiz Fernando Alves Becker – Certamente, o ano de 2024 será promissor para o setor de exportações. Com o andamento da abertura de novos mercados e o contínuo desenvolvimento das exportações, as expectativas de expandir para outros países são muito otimistas. Essa fase de crescimento e diversificação de mercados representa várias oportunidades para as empresas que estão posicionadas de acordo. Isso inclui estar em conformidade com regulamentações internacionais, entender as preferências e demandas dos clientes em diferentes regiões e adaptar estratégias e distribuição. A Columbus está comprometida em apoiar seus clientes durante essa fase. Nossa experiência e expertise em logística internacional é um recurso valioso para as empresas que desejam aproveitar as oportunidades de exportação em 2024.

PUBLICAÇÃO EXCLUSIVA DA REVISTA RECICLAGEM ANIMAL – GRAXARIA BRASILEIRA.
PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL E/OU PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO DA EDITORA STILO.

“O foco é entender as necessidades logísticas e apresentar as soluções, que são feitas sob medida”.

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