Editora Stilo

Entrar

Aldo Gava – Das lições aprendidas na empresa da família a Diretor da SARIA

Bisneto de um dos pioneiros do mercado brasileiro de graxarias, Aldo Gava atualmente exerce o cargo Diretor de Desenvolvimento de Negócios da SARIA, sendo responsável por expandir a atuação do Grupo, na América Latina.

Por: Lia Freire

Desde muito cedo, Aldo Gava, esteve inserido no mercado de graxaria. Isso porque o seu bisavô fundou, há mais de seis décadas, a João Gava & Filhos, considerada uma das mais tradicionais empresas do segmento. Foi natural este processo que começou de maneira lúdica, afinal desde criança já frequentava a empresa, Aldo fez ‘escola’ na João Gava & Filhos. Hoje, o jovem e experiente executivo, é o responsável por expandir a atuação do importante Grupo SARIA.

Revista Graxaria Brasileira – Como foi a sua entrada no mercado de graxaria?
Aldo Gava – O meu bisavô foi um dos pioneiros, no Brasil, quando há mais de seis décadas fundou a empresa João Gava & Filhos de subprodutos bovinos. Desde cedo e de uma maneira lúdica estive inserido neste mercado. Com 15/16 anos comecei a trabalhar na empresa na área administrativa até os 20 anos quando fui convidado para estagiar por seis meses, no Grupo SARIA, na Alemanha.

Revista Graxaria Brasileira – Conte-nos mais sobre a sua relação com o Grupo SARIA.
Aldo Gava – Como mencionei, o início foi com o estágio na Alemanha, em 2010. Quando retornei para o Brasil, me formei em Administração de Empresas e fui novamente convidado pelo Grupo para ir à Alemanha. Lá participei por dois anos do programa de trainee, que tinha por objetivo me preparar para inicialmente desenvolver a expansão do Grupo SARIA e, posteriormente, participar na administração dos negócios. Durante este período, tive a oportunidade de estar diretamente envolvido na administração de toda a cadeia de suprimentos, bem como, da gestão estratégica e comercial, além de poder conhecer com profundidade a cultura da SARIA e seus valores. Após este segundo período na Alemanha voltei para o Brasil para me dedicar a um projeto pessoal.

Revista Graxaria Brasileira – Não teve vontade de desenvolver a sua carreira na empresa da família?
Aldo Gava – Para ser sincero, eu sempre quis seguir uma carreira executiva e após ter as portas abertas pela SARIA foi um caminho sem volta. Trabalhar na João Gava e ter tido contato e aprendizado sobre o mercado de graxarias com o meu pai, Sergio e meu avô, também Aldo, durante a minha infância, foi bastante importante, pois gerou o interesse que acabou sendo a base da minha carreira.

Revista Graxaria Brasileira – E quando foi que você retornou para a SARIA?
Aldo Gava – No final de 2017 voltei a prestar serviços para o Grupo SARIA como consultor. Do Brasil comecei realizar pesquisas de mercado, prospectar negócios, aquisições e após alguns meses me contrataram para ser Gerente de Desenvolvimento de negócios no Brasil. Foram três anos nesta função.

Revista Graxaria Brasileira – Atualmente qual é a sua posição?
Aldo Gava – Há pouco mais de sete meses assumi a posição de Diretor de Desenvolvimento de Negócios da SARIA. Absorvi mais responsabilidades e, atualmente, apresento as possibilidades e os direcionamentos dos negócios para que a SARIA se desenvolva no Brasil nas áreas de rendering, pet food, feed etc.

Revista Graxaria Brasileira – Qual é o olhar do Grupo SARIA para o Brasil?
Aldo Gava – Não é apenas o Brasil, considerado um importante player, mas toda a América Latina é avaliada como um mercado de grande potencial nas áreas de rendering, pet food, feed, entre outras. O Grupo SARIA é líder na Europa em produtos de graxaria e de tripas, não havendo muito mais espaço para crescer. Mediante esta limitação a companhia vislumbra novos mercados. A Ásia por exemplo é uma região de boas oportunidades, mas por uma questão cultural a América Latina, dentre outras inúmeras razões, é tida como mais atraente, bem como, o Brasil.

Revista Graxaria Brasileira – Nestes últimos dois anos como a SARIA se posicionou em relação aos investimentos e negócios?
Aldo Gava – Nós estamos presentes em 26 países e temos uma intensa rotina de exportação que foi prejudicada desde que teve início a pandemia devido às dificuldades logísticas, aumento considerável do frete, entre outros pontos, que interferiram diretamente nos preços dos produtos. Mediante este cenário sentimos reflexos nos negócios e freamos investimentos. A tendência é que o cenário melhore e tenhamos uma retomada em 2022.

Revista Graxaria Brasileira – Em meio a tantos desafios vividos nos últimos dois anos, houve aspectos positivos?
Aldo Gava – Uma surpresa da pandemia foi a supervalorização das commodities como soja, farinhas etc. Era um processo que vinha acontecendo, mas ninguém esperava que atingisse tais patamares.

Revista Graxaria Brasileira – Quais são as projeções e expectativas para o mercado brasileiro?
Aldo Gava– O desafio da SARIA é sempre inovar e criar valor agregado em todos os seus segmentos de negócios.

No Brasil, a empresa busca novas aquisições e parcerias, onde temos uma grande vantagem, por sermos uma empresa familiar, que nos dá bastante flexibilidade para nos adaptar e criar diferentes modelos de negócios em cada situação, desde simples aquisições até parcerias com grandes frigoríficos, como temos na Europa.
Por um lado, estamos cautelosos, pois ainda vivemos um período de incertezas, mas estamos bastante otimistas.

O mercado brasileiro nos últimos 10 anos se consolidou e vem em uma crescente. Empesas pequenas vêm sendo adquiridas por grupos maiores, cooperativas estão construindo graxarias, grandes frigoríficos também vêm investindo em rendering ou fazendo parcerias. Ou seja, há uma grande movimentação, comprovando o potencial deste segmento. A qualidade dos produtos aumentou consideravelmente, mas acreditamos que ainda é possível melhorar mais, pois o mercado consumidor, como por exemplo o de pet food, vem absorvendo cada vez mais produtos premium. Enfim, existe muito espaço para a profissionalização e este é um caminho natural. A SARIA está disposta e pronta para contribuir com este processo.

PUBLICAÇÃO EXCLUSIVA DA REVISTA GRAXARIA.
PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL/PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO DA EDITORA STILO

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter​

Assinando nossa newsletter você fica sempre atualizado com as novidades do setor.

    Se você não receber a confirmação na sua caixa de entrada, verificar a caixa de SPAM.

    ×

    Olá, como posso te ajudar ?
    Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp

    × Como posso te ajudar?