Editora Stilo

Turbulências no mercado de óleos vegetais: Desafios e incertezas

Durante o mês de julho, os preços dos óleos vegetais experimentaram uma grande volatilidade, com uma tendência de alta que foi marcada por vários acontecimentos. Com a divulgação da área plantada de soja nos EUA, os preços do óleo de soja aumentaram. Em seguida, a previsão de óleo de palma na Bursa Malásia também sofreu um aumento. Claro que a situação no Mar Negro apenas agravou a incerteza do mercado.

Desde o início do mês, o corredor de grãos vem operando de maneira reduzida, algo que não se via desde o final do ano passado. Esse cenário impactou diretamente o escoamento de produtos ucranianos. Desta forma, a Rússia colocou um fim ao acordo do corredor de grãos com a Ucrânia, sob o pretexto de que favorecia apenas um lado. Após as novidades, o governo russo agravou seus ataques aos portos ucranianos, atrasando ainda mais as operações. Com isso, as plantas se retraem e aguardam para não perder seus estoques neste período de entressafra no Mar Negro, voltando a criar especulações sobre o abastecimento dos estoques internacionais.

Os países vizinhos à guerra (Europa) seguem solicitando à Comissão Europeia a taxação tanto do grão quanto do óleo de girassol que entram no país para escoamento em seus portos, tentando proteger os produtores locais que sofreram desde o começo do ano com a queda expressiva do preço do girassol ucraniano.

Até então, o mercado vem sendo afetado pelo fenômeno La Niña, trazendo diversas secas na América do Sul e na Europa, causando perdas significativas nos óleos vegetais. Este ano, a oscilação sul (El Niño) já está impactando a América do Norte na safra de milho e soja, e na Malásia na safra de palma, com chuvas intensas que prejudicam um momento importante do cultivo nessas áreas. O relatório liberado no início do mês pela USDA trouxe perdas consideráveis nos estoques internacionais de soja, palma e milho. O mercado seguirá instável, sendo um momento de entressafra para importantes culturas do solo, e de grandes especulações sobre a quantidade real de produto nos estoques mundiais.

Laura Pereira | Broker da unidade Soft Oils
Fonte: ABOISSA News
TAG: óleos vegetais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter​

Assinando nossa newsletter você fica sempre atualizado com as novidades do setor.

    Se você não receber a confirmação na sua caixa de entrada, verificar a caixa de SPAM.

    ×

    Olá, como posso te ajudar ?
    Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp

    × Como posso te ajudar?