Alta tecnologia e eficiência nas soluções que tratam os efluentes das graxarias.
As águas residuais oriundas dos processos industriais, chamadas de efluentes, podem conter uma variedade de contaminantes, por essa razão são imprescindíveis os tratamentos que visam removê-los ou reduzi-los, prevenir a poluição, além de cumprir normas e legislações ambientais.
O tratamento dos efluentes industriais é um tema de crescente importância no cenário empresarial, especialmente à medida em que as pressões regulatórias e sociais em torno de questões ambientais se intensificam. Não poderia ser diferente entre as graxarias que tem na essência do seu negócio a vocação para proteger o meio ambiente.
Além de cumprir com as obrigações legais, o investimento em tratamento de efluentes representa uma oportunidade de fortalecer a proteção corporativa e adotar práticas sustentáveis, em linha com as diretrizes de ESG (Ambiental, Social e Governança).
Existem várias tecnologias e soluções aplicadas no tratamento de efluentes industriais, que variam de acordo com o tipo e concentração dos poluentes. Nesta reportagem trouxemos algumas delas.
Sistemas completos de Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) com processos físico-químicos, biológicos e avançados, como ultrafiltração e osmose reversa, soluções modulares que permitem flexibilidade e adequação ao porte de cada cliente, decanters centrífugos para a purificação de óleos sistemas para separação de sangue e sistemas de secagem são disponibilizados pela GRATT Indústria de Máquinas, que ainda anuncia o novo sistema de tratamento com membranas de ultrafiltração e osmose reversa de alta eficiência. “É uma solução completa para o tratamento e reutilização da água em processos industriais capaz de atender as exigências mais rigorosas em termos de qualidade da água”, afirma Leonardo Souza, Gestor de Vendas Internacionais da GRATT Indústria de Máquinas.
O executivo acrescenta que as soluções da empresa são robustas, eficientes e automatizadas, garantindo um controle preciso em todas as etapas do processo. “Utilizamos materiais de alta durabilidade como aço carbono e inox que suportam ambientes agressivos, típicos das graxarias. Além disso, integramos sistemas inteligentes de controle e monitoramento, o que facilita o acompanhamento remoto e a otimização de recursos, reduzindo o consumo de energia e produtos químicos. Nossas tecnologias têm como foco a sustentabilidade, permitindo a reutilização da água tratada e a redução significativa de resíduos”, esclarece.
Leonardo conta que a empresa segue investindo em pesquisa e desenvolvimento para ampliar a sua linha de produtos e tecnologias, tendo como foco a eficiência, sustentabilidade e o retorno sobre o investimento para os seus clientes. “O plano é expandir ainda mais a nossa atuação, tanto no Brasil quanto no exterior, oferecendo soluções que atendam às demandas crescentes por tecnologias de tratamento de efluentes”.
Especializada na solução off site – quando o tratamento é feito em estação fora do site industrial – por pré-tratamento, a Attend Ambiental possui duas soluções para atender o mercado das graxarias: uma delas é a linha cinza voltada para tratar efluentes com alto teor de óleos e graxas, principalmente de origem mineral, muitas vezes recebidos em formato de emulsão. O processo consiste em remover sólidos por gradeamento, os óleos sobrenadantes, realizar a quebra ácida de emulsão, flocular por processo químico e, por fim, finalizar o processo flotando os sobrenadantes através do ar dissolvido. “O destaque nesta solução é a utilização de um flotador por ar dissolvido que oferece uma eficiência grande e baixo custo de tratamento. Mais especificamente, o modelo é de fundo cônico de 7 metros de diâmetro, o que permite aceitar efluentes com maior teor de óleos e graxas”, explica Sylvain Maïs, Diretor Comercial da Attend Ambiental.
A outra solução é a linha marrom voltada para tratar efluentes de alta carga orgânica com gordura separada da fase aquosa e/ou com presença de sólidos. O tratamento consiste em remover os sólidos por gradeamento e decantação. A gordura é removida na parte superior do efluente por sistema de raspagem. O processo gera água de reuso, tornando o tratamento um círculo virtuoso para o meio ambiente.
A Attend Ambiental pretende diversificar sua atuação no quesito geográfico. Existem dois projetos de implantação de novas plantas de tratamento para que possa estar mais próxima do gerador do efluente e com isso oferecer uma solução mais econômica e regional. A companhia ainda projeta para 2025 conquistar uma nova certificação (ISO 9.001) para completar as três que já possui para seu sistema de gestão (14.001, 37.001, 45.001).
Há mais de três décadas, a B&F Dias oferece sistemas de aeração por ar difuso, tendo como diferencial, difusores e membranas certificados em instituições internacionais, atestando a qualidade e eficiência na transferência de oxigênio no tratamento das águas residuais. “Já temos cases importantes que demonstram a eficácia desses sistemas de oxidação por meio de ar difuso no tratamento das águas residuais geradas pelas graxarias”, conta o Coordenador de Marketing, Renato de Carvalho.
Para a empresa que deseja locar os equipamentos, a B&F Dias traz essa possibilidade. “A locação de equipamentos para tratamento de efluentes em graxarias reduz custos iniciais (OPEX), oferece flexibilidade operacional, garante acesso a tecnologias atualizadas, inclui manutenção e suporte técnico, além de proporcionar soluções rápidas em possíveis emergências. Isso otimiza a operação e mantém a conformidade ambiental”, esclarece Renato.
O propósito da B&F Dias é fornecer soluções que não apenas atendam às demandas regulatórias, mas que também promovam inovação e impacto positivo no meio ambiente. A empresa pretende expandir a oferta de locação de equipamentos, entendendo que a flexibilidade financeira e operacional é um diferencial para muitas empresas desse setor. “A ideia é oferecer soluções personalizadas para que cada graxaria, independentemente de seu porte, possa acessar tecnologias de ponta sem comprometer o fluxo de caixa. O mercado de graxarias ainda tem muito a crescer e estamos determinados a inovar continuamente para entregar soluções que façam a diferença.”
A Fast Tecnologia Industrial tem sistemas de separação de fases que proporcionam alta performance na remoção de sólidos e na clarificação dos líquidos. “Além disso, nossos sistemas de tratamento de água e efluentes são altamente compactos, configuráveis, com níveis avançados de automação, permitindo a adaptação às necessidades específicas, com foco na redução de desperdícios e na rentabilidade do cliente”, ressalta Matheus Wilbert, Gerente Comercial da Fast.
Recentemente, a empresa introduziu um sistema avançado de tratamento por ar difuso que otimiza o processo de aeração nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs). “Para empresas que já possuem lagoa no tratamento é uma solução bastante indicada”, conta Matheus.
O tratamento biológico como o MBR (Membrane Bioreactor) e o MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor) também são soluções presentes no portfólio da Fast. “Elas permitem otimizar estruturas civis, garantem qualidade no efluente tratado e ganhos nos processos de reuso. São indicadas para as empresas que buscam adequação na gestão ESG. Essas tecnologias, somadas ao nosso foco em altos níveis de automação, possibilitam um monitoramento contínuo e preciso das operações. Nossos clientes podem ajustar os parâmetros em tempo real, o que melhora a eficiência energética, reduz custos operacionais e torna todo o processo mais sustentável e alinhado com as exigências ambientais atuais”, diz o Gerente da Fast.
Dentre os compromissos da empresa estão a inovação e a sustentabilidade. “Queremos ser reconhecidos não apenas pela qualidade dos nossos equipamentos, mas também pela excelência no suporte ao cliente e na entrega de resultados. Continuaremos investindo em Pesquisa & Desenvolvimento para trazer ao mercado soluções que atendam às necessidades futuras do setor, com foco na eficiência e na preservação ambiental”, compartilha Matheus.
SUPORTE PÓS-VENDA
A GRATT tem uma equipe técnica que oferece suporte contínuo, treinamento de operadores e manutenção preventiva e corretiva. “Atendemos em todo o Brasil, com técnicos capacitados e um estoque de peças de reposição, garantindo agilidade nas intervenções. Nossa meta é que as operações dos nossos clientes sejam contínuas e eficientes, com o menor tempo de parada possível”, afirma o Gestor de Vendas, Leonardo.
Por meio de uma plataforma on-line, a Attend possibilita aos seus clientes terem acesso a todas as informações em um único lugar: dados cadastrais, controle on-line dos envios de efluentes, relatórios mensais, gestão de fatura e acesso a certificado de tratamento. Também possui equipe comercial especializada nas questões ambientais. “A satisfação dos clientes e o relacionamento de longo prazo são os pilares centrais da Attend Ambiental”, afirma o Diretor Comercial, Sylvain.
A B&F Dias disponibiliza assistência técnica contínua, com monitoramento das operações e suporte rápido para possíveis manutenções e ajustes, evitando paradas que possam comprometer a produção. Além disso, tem programas de retrofit e modernização de equipamentos para otimizar processos e garantir conformidade com as regulamentações ambientais em constante evolução. “Esse suporte técnico é fundamental para minimizar custos operacionais e manter a operação das graxarias eficiente e sustentável ao longo do tempo”, declara o Coordenador de Marketing, Renato.
De acordo com a Fast, o pós-venda e assistência técnica são prioridades na empresa. “Oferecemos suporte técnico contínuo e especializado, multimarcas, que inclui desde a instalação dos equipamentos até a manutenção preditiva, preventiva e corretiva. Nossos clientes contam com uma rede de atendimento ágil e eficiente em todas as filiais e pontos de reposição e serviços no Brasil e no exterior, com equipes especializada e treinadas para atender rapidamente às suas necessidades. Além disso, estamos sempre inovando em nossas metodologias de pós-venda, integrando melhorias que permitem um monitoramento proativo dos sistemas instalados”, comenta o Gerente, Matheus.
MAIOR COMPROMETIMENTO
Na avaliação do executivo da GRATT, Leonardo, cada vez mais aumenta a quantidade das graxarias comprometidas com o tratamento de seus efluentes. Os investimentos têm sido significativos, especialmente em tecnologias que permitem maior eficiência e redução de custos operacionais a longo prazo. “A busca por soluções sustentáveis e integradas está crescendo, o que demonstra um amadurecimento do setor em relação às questões ambientais e de responsabilidade social”, avalia.
O Coordenador de Marketing da B&F Dias, Renato, também concorda que as graxarias estão mais cientes da importância de investir em tecnologias eficientes para o tratamento de efluentes, principalmente devido ao rigor das regulamentações ambientais e à necessidade de manter a produção sustentável. No entanto, muitas dessas indústrias ainda enfrentam desafios como o elevado custo de aquisição de equipamentos e a necessidade de soluções flexíveis e personalizadas para lidar com o grande volume de resíduos e a complexidade dos efluentes gerados. “Exatamente por essa questão oferecemos soluções de locação de equipamentos, permitindo que as graxarias implementem melhorias tecnológicas sem grandes investimentos iniciais, mantendo a conformidade ambiental e a eficiência operacional.”
Segundo o Gerente da Fast, realmente as graxarias estão mais comprometidas com a sustentabilidade e a eficiência no tratamento de efluentes. “Há uma clara tendência de investimentos em tecnologias que não só atendam às exigências ambientais, mas que também otimizem os processos produtivos, reduzindo custos e desperdícios. Esse movimento reflete a maturidade do setor, que reconhece a importância de investir em soluções tecnológicas para garantir a longevidade e a competitividade no mercado”, conclui.